As práticas ESG

ESG é uma sigla que em inglês significa “environmental, social and governance”, e corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa.
Nos dias atuais, para análises de riscos e decisões de planejamento empresarial, as questões ambientais, sociais e de governança passaram a ser consideradas essenciais.
ESG vem aparecendo e despontando como grande tendência e tem sido uma importante e necessária resposta das organizações frente aos desafios da sociedade contemporânea.
É uma forma das empresas mostrarem a responsabilidade e comprometimento com o mercado onde atuam, com os seus consumidores, fornecedores, colaboradores e investidores.

Ficou interessado?

Baixe agora o e-book sobre tema!

OSC (Organizações da Sociedade Civil) – Imunidade Tributária

Uma das maiores dificuldades das entidades é a captação e geração de recursos, e, nesse sentido, o usufruto da imunidade nada mais é do que uma captação de recurso às avessas. Afinal, as entidades passarão a dispor de recursos livres para empregar em suas finalidades, uma vez que deixarão de recolher para os cofres públicos o valor referente aos impostos.

Ficou interessado?

Baixe agora o e-book sobre tema!

Agenciamento de Cargas

Na atividade de transporte de cargas existe atualmente uma tendência da terceirização de algumas etapas dessa logística. Através de contratação de empresas ou motoristas autônomos as transportadoras tentam reduzir seus custos tributários e despesas operacionais.
Uma opção de planejamento empresarial e tributário para as empresas do setor de transporte é agregar ao seu modelo de negócio os benefícios do terceiro setor, criando uma empresa social.
Os principais benefícios deste modelo de negócio são: imunidade tributária, renúncia fiscal, captação de recursos, além do marketing social e mercado diferenciado, pois, através dos programas sociais desenvolvidos ocorre a valorização da marca da empresa, agregando valores construtivos.

Ficou interessado?

Baixe agora o e-book sobre tema!

Terceirização

Muito se fala sobre terceirização de mão de obra e de quanto essa prática pode ser econômica para as empresas, sobretudo no atual cenário nacional de crise.
A principal vantagem de uma empresa terceirizar seus serviços – e até mesmo alguns de seus departamentos – é a de não ter a necessidade de se especializar em atividades que não são de sua competência.
Como funcionam na prática os negócios sociais na terceirização de mão de obra?
É criada uma entidade de interesse social do 3º Setor, com a natureza jurídica de Associação, com as suas finalidades voltadas ao desenvolvimento de programas de geração de emprego e renda, treinamento e capacitação profissional, assistência aos trabalhadores e seus dependentes, bolsas de estudos e profissionalização, serviços temporários, fomento ao programa de primeiro emprego, parcerias com escolas técnicas e profissionalizantes para estagiários, capacitação de pessoas com deficiência PCD para o mercado de trabalho e programas complementares de educação, saúde, lazer e esporte.
A associação, através de um instrumento jurídico apropriado, passa a fazer a gestão da empresa privada, responsabilizando-se por todas as receitas e pagamentos, inclusive pelo pagamento de um percentual de arrendamento do fundo de comércio para a empresa privada.

Ficou interessado?

Baixe agora o e-book sobre tema!

Tecnologia

No mundo moderno existe uma grande exigência por rapidez em todas as esferas, e para se obter um crescimento de mercado no mundo contemporâneo é necessário o uso de uma palavra-chave: INOVAÇÃO.
A sociedade e as empresas precisam de mudanças e soluções para seus problemas, e os Institutos de Ciência e Tecnologia aparecem como um divisor de águas para a atualidade: uma maneira assertiva de inovar e obter respostas para as demandas do mercado.
As instituições de Pesquisa Científica e Tecnológica (ICT) são entidades da administração pública ou entidades privadas sem fins lucrativos que tem como missão institucional, dentre outras, executar atividades de pesquisa básica ou aplicada de caráter científico ou tecnológico.
A União, os Estados e os Municípios estimulam e apoiam a constituição de alianças estratégicas e o desenvolvimento de projetos de cooperação envolvendo empresas, ICTs e entidades privadas sem fins lucrativos voltados para atividades de pesquisa e desenvolvimento, que tenham como objetivo a geração de produtos, processos e serviços inovadores e a transferência e a difusão de tecnologia.
Esse apoio contempla as redes e os projetos internacionais de pesquisa tecnológica, as ações de empreendedorismo tecnológico e de criação de ambientes de inovação, incubadoras e parques tecnológicos, e a formação e a capacitação de recursos humanos qualificados.

Ficou interessado?

Baixe agora o e-book sobre tema!

Logística Reversa

A logística reversa é uma solução para a sociedade evitar diversas formas de poluição.
O aumento do consumo traz consigo uma grande geração de resíduos sólidos urbanos e, muitas vezes, o gerenciamento desse lixo é realizado de forma incorreta. O desperdício de resíduos passíveis de reutilização, reciclagem ou reaproveitamento é comum e muitos deles acabam indo parar em aterros e lixões. Daí a importância de políticas públicas e empresariais de logística reversa.
A Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, regulamentada pelo Decreto Nº 7.404 de 23 de dezembro de 2010, institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Com isso, foi implementado o conceito de logística reversa que afeta fabricantes, transportadoras e clientes.
Entre os objetivos listados no texto, é preciso destacar:
1) o desenvolvimento de tecnologias limpas;
2) o incentivo a atividades de reciclagem e reaproveitamento de materiais;
3) a criação de políticas públicas que incentivem o descarte correto dos resíduos sólidos.
O Ministério do Meio Ambiente acredita que a logística reversa é um instrumento fundamental capaz de promover uma responsabilidade de forma compartilhada entre empresa e pessoa física em relação ao ciclo de vida de uma mercadoria.
A logística reversa atende não somente ao mercado e à economia, mas seu principal serviço é o aspecto social e ambiental da sociedade. Por isso, é tão importante ampliar a consciência ambiental como fator determinante na forma como a qual a sociedade lida com o consumo para garantir a vida das próximas gerações.

Ficou interessado?

Baixe agora o e-book sobre tema!

Negócios de Impacto Social e Ambiental na Área Veterinária

A questão da zoonose é de responsabilidade do governo municipal, que deve estabelecer normas e legislações para os cuidados com a saúde animal. Porém, muitos municípios brasileiros mal conseguem atender a saúde humana, negligenciando assim totalmente o setor de saúde animal.
Cabe então à iniciativa privada complementar estas ações do Estado e desde que esta atue de forma social, pode complementar as ações de responsabilidade do governo e em contrapartida ficar imune de todos os tributos federais, estaduais e municipais.

Quer saber mais?

Baixe agora o e-book sobre tema!

Negócios Socioambientais em Hotelaria, Turismo e Lazer

O artigo 227 da Constituição Federal dispõe que é dever do Estado assegurar o lazer de forma concorrente com o esforço da família e da sociedade.
A união de forças deve desembocar num esforço de todos para implementação e preservação do lazer. Estado e não-Estado devem dar execução e levar o lazer à prática por meio de providências concretas.
O direito social ao lazer tem a finalidade de favorecer a todos e especialmente aqueles em condições de vulnerabilidade, realizando plenamente a isonomia e a felicidade, buscando melhorar a vida humana. Por via transversa, melhorar também a saúde, servindo de essência para a transformação, efetividade e realização de inúmeros outros direitos fundamentais.

Quer saber mais? 

Baixe agora o e-book sobre tema!

Negócios de Impacto Social na Cultura

A garantia dos direitos culturais, a disponibilização de acesso às fontes de cultura e o incentivo à difusão das manifestações culturais são dever do Estado, mas, a iniciativa privada pode complementar estas ações e em contrapartida ficar imune de todos os tributos federais, estaduais e municipais.

Quer saber mais? 

Baixe agora o e-book sobre tema!

Negócios de Impacto Social na área do Crédito Alternativo

O sistema de crédito alternativo é a concessão de empréstimos de baixo valor a pequenos empreendedores informais e pessoas sem acesso ao sistema financeiro tradicional, principalmente por não terem como oferecer garantias reais.
Esse sistema democratiza o acesso ao crédito, fundamental para a vida moderna, do qual grande parte dos brasileiros está excluída. A disponibilidade de crédito para pessoas e empreendedores de baixa renda, capazes de transformá-lo em riquezas para eles próprios e para o País, faz desse sistema de crédito alternativo parte integrante das políticas de desenvolvimento.
O Poder Público vem atuando com programas voltados diretamente para o tomador de microcrédito por meio de bancos oficiais com carteiras especializadas, mas também incentiva e fomenta a criação de instituições privadas da sociedade civil através de legislações próprias.

Quer saber mais? 

Baixe agora o e-book sobre tema!

Empresa Social no Esporte

A prática esportiva é o maior meio de inclusão social, da igualdade e da convivência democrática.
O incentivo para o desenvolvimento das práticas esportivas é dever do Estado, mas a iniciativa privada pode e deve complementar estas ações de responsabilidade do Estado e com isso também obter alguns benefícios tributários, como imunidade dos impostos e alguns recursos através de leis de incentivos.

Quer saber mais? 

Baixe agora o e-book sobre tema!

Negócios de Impacto Socioambiental na Comunicação Social e Marketing

Você sabia que acesso à informação é um dos direitos básicos do cidadão, e, portanto, os negócios das áreas de comunicação e marketing podem ser configurados como sendo de assistência social?
Dentre os principais benefícios dos negócios sociais nas áreas de comunicação social e marketing podemos citar: imunidade tributária, renúncia fiscal, captação de recursos, marketing social.

Quer saber mais? 

Baixe agora o e-book sobre tema!

Negócios Socioambientais e as Cooperativas Agrícolas

Comuns entre os produtores rurais, as cooperativas agrícolas são uma forma de sociedade que tem ganhado espaço nos últimos anos. Atualmente, já são mais de 1.500 espalhadas pelo Brasil.
As atividades da cooperativa sendo realizadas por organizações da sociedade civil na forma de ASSOCIAÇÕES (tendo suas finalidades voltadas ao desenvolvimento de programas de benefícios de assistência, saúde, educação, lazer e desenvolvimento econômico e social), podem obter diversos benefícios, dentre eles: Imunidade tributária, renúncia fiscal, utilização do fundo de assistência ao cooperado, dentre outros.

Quer saber mais sobre o tema? 

Baixe agora o e-book !

Negócios de Impacto Social na Saúde

Os cuidados com a saúde são obrigações do Estado, mas a iniciativa privada pode complementar estas ações de responsabilidade do Estado e em contrapartida ficar imune de todos os tributos federais, estaduais e municipais.

Quer saber mais sobre o tema? 

Baixe agora o e-book !

Negócios de Impacto Social e Ambiental

Uma empresa privada pode se beneficiar de um projeto socioambiental e ainda ajudar o Estado no cumprimento dos direitos sociais básicos dos cidadãos. Os principais benefícios com esse novo modelo de negócio são: imunidade tributária, renúncia fiscal, captação de recursos, marketing social, dentre outros.

Quer saber mais sobre o tema? 

Baixe agora o e-book !

Negócios de Impacto Social em Educação

Sendo a educação um dever do Estado e da família, a ser exercida com a colaboração da sociedade, a iniciativa privada pode complementar estas ações e, em contrapartida, ficar imune de tributos federais, estaduais e municipais, obtendo desta forma uma redução significativa em seus custos.

Quer saber mais sobre o tema? 

Baixe agora o e-book !

Agência de Desenvolvimento Econômico e Social

Uma agência de desenvolvimento econômico e social busca impulsionar o crescimento de uma região, geralmente uma cidade ou município, com foco em desenvolvimento sustentável, criação de empregos e melhoria da qualidade de vida. Buscando inclusividade, cria ambiente favorável aos negócios e atrai investimentos para estimular a economia local. Considera a sustentabilidade em suas estratégias, promovendo desenvolvimento responsável. Além de melhorar as condições de vida e fornecer acesso a serviços e educação, também pode fortalecer a cultura e o turismo. Geralmente sem fins lucrativos, é liderada por um conselho diversificado, incluindo líderes empresariais, especialistas em desenvolvimento e representantes do governo, que definem estratégias, tomam decisões e supervisionam operações.

Quer saber mais sobre o tema? 

Baixe agora o e-book !